Não vale a pena

28 de setembro de 2017
Barreiras aparecem o tempo todo em nossa vida

Se você está vivo, existe uma grande possibilidade de você dar de cara com uma barreira em algum ponto da sua vida. Seja no trabalho, no amor, nas amizades, na saúde... seja onde for, cedo ou tarde vai acontecer. Recentemente, essa semana que passou para ser mais preciso, fui rejeitado em um prêmio de literatura que participava. 
Recebi a carta de rejeição por um e-mail dos organizadores. Ele agradeceu o meu texto e a minha participação, mas disse que infelizmente eu não havia sido o escolhido para o prêmio.  
Uma barreira, certo? 
Alguns anos atrás, eu ficaria meses sem escrever após uma rejeição dessas. No entanto, cá estou eu, escrevendo justamente sobre ela. Percebi que fui criando casca grossa pra rejeição, algo que no meio literário é necessário. Foi então que tive a ideia abaixo. Ela não vale só para um escritor que está tentando entrar no mercado. Vale para um aprendiz de músico; uma fotógrafa que deixou sua câmera de lado; um aspirante a engenheiro, uma cientista, um pintor, um matemático... qualquer ser vivo com um objetivo ou um sonho. Parece autoajuda, mas é só uma poesia.

Não vale a pena

Se isto é o fim, não vale a pena.
Se nenhuma perspectiva parece a certa, não vale a pena. 
Se o tropeço é maior do que a tua montanha, não vale a pena.
Se teus poros não suarem indignação e ela não impregnar em tuas roupas com aquele cheiro acre, não vale a pena.
Se não perdes noites de sono, pensando no que podes fazer à respeito, não vale a pena. 
Não vale a pena, se não bate em teu peito em um ritmo frenético.

Não vale a pena, se não pulsa no sangue das tuas veias.

Não vale a pena, se não sentes um calafrio na espinha.
Quando não sobe pelo teu corpo, 
quando não te queima,
quando não te afoga, 
quando não te machuca,
quando a perspectiva de uma vida sem isto lhe parece agradável ou aceitável,
não vale a pena. 
Se teus dedos cegos encontram o caminho das teclas,   
se sai de ti como bala de revólver,
se flutua contigo a cada pedaço do caminho,
se emudece a multidão contrária,
se acalma a tempestade,
se cria o incêndio,
se não consegues imaginar sentido em uma vida sem isto,
se tua mente e teu corpo e teu coração sangram e te puxam e te carregam, 
se compreendes que não é a chegada que importa, mas sim a jornada,
então, 
e somente então,
vale a pena. 

2 comentários

 
© 2017 Guilherme Martins - Todos os direitos reservados | MGM